Lançamento Ubuntu 20.04 Focal Fossa

O Ubuntu é a distribuição Linux mais conhecida e utilizada pelos usuários domésticos, apesar da soberania da Microsoft com o Windows, o Ubuntu desde o começo foi desenvolvido pensando em ser uma alternativa a altura para quem quer sair do Windows e entrar no mundo Linux.

Além de ser leve, ter um designe bem atraente e moderno, o Ubuntu ainda possui uma usabilidade fácil e intuitiva e possui não só um suporte e atualizações ativas, mas também uma comunidade completamente ativa, tanto em fóruns e sites, quanto nas redes sociais, o que é essencial para qualquer sistema que queira competir com o Windows.

A Canonical que é a desenvolvedora e mantedora do Ubuntu mantem a um bom tempo uma tradição, que é lançar a cada dois anos uma versão LTS (Long Term Support) do Ubuntu, caso você não saiba as versões LTS do sistema, possuem um suporte prolongado, que vai até além dos 2 anos que seria o prazo para uma nova versão LTS. Além dessa tradição dos dois anos, nos últimos anos a Canonical vem lançando as novas versões do Ubuntu sempre no mês de Abril, e adivinhem, mesmo em meio a uma pandemia, a Canonical manteve a tradição e lançou nessa quinta-feira 23/04 a versão 20.04 do Ubuntu com o code nome Focal Fossa, observe que a versão sempre é o ano de lançamento seguido por um ponto e o mês de lançamento (16.04, 18.04, 20.04).

Para baixar o Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa, basta acessar o site oficial do Ubuntu clicando aqui.

Dentre as novidades dessa nova versão estão:

  • Kernel Linux 5.4, o que trará mais suporte ao Ubuntu em relação a hardwares
  • Recursos como (glibc 2.31, OpenJDK11, Python 3.8.2, PHP 7.4, Ruby 2.7.0, Perl 5.30, Golang 1.13
  • Suporte nativo ao WireGuard
  • Novas telas de login e bloqueio
  • Gnome 3.36
  • Temas escuros
  • Opção para desativação de notificações no Desktop (Do Not Disturb)
  • Suporte aprimorado a sistema de arquivos ZFS

Além das novidades acima como já era de se esperar, também foram feitas correções de bugs e de segurança que estavam presentes nas versões anteriores.

Caso você tenha o Ubuntu 18.04 ou 19.10 instalado em seu PC, você pode atualizar para o Ubuntu 20.04 dando os seguintes comandos no terminal:

sudo apt update

Esse comando irá atualizar todos os seus pacotes.

sudo apt dist-upgrade

Esse comando irá atualizar o Ubuntu que esta instalado atualmente no seu PC.

Agora que tudo esta atualizado, você pode baixar e instalar a versão 20.04 do Ubuntu dando o comando:

sudo do-release-upgrade -d

Agora é só aguardar o download e instalação do Ubuntu 20.04, durante esse processo, pode ser que você tenha que confirmar algumas ações então fique atento ao terminal.

Eae gostou dessa notícia? Então comente compartilhe ;-)!!! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *