Apps do Bolsa Família são removidos da Play Store

Recentemente dois Apps que prometiam fazer consultas de dados e pagamentos de beneficiários do programa do governo Bolsa Família, foram removidos da Play Store, um deles possuía mais de um milhão de downloads, e estava no TOP 30 dos aplicativos mais baixados na Play Store do Brasil, já o outro contava com mais de 500 mil downloads.

Apesar dos aplicativos realmente cumprirem o que prometem, que é a consulta de dados e datas de pagamento do Bolsa Família, segundo uma investigação da empresa de segurança PSafe, ambos aplicativos além de fazer as consultas do Bolsa Família, também serviam como Adwares, esses apps ou programas, exibem propagandas de forma excessivas e ilegais, as vezes até induzindo os usuários a clicarem ou tocarem na propaganda, o que acabaria gerando uma receita ainda maior para o desenvolvedor do App, por esse motivo ambos aplicativos foram denunciados e removidos da Play Store pela equipe do Google.

A CAIXA Econômica, tem um App próprio e oficial para consultas do Bolsa Família, porém ao mesmo tempo, muitos desenvolvedores publicam apps alternativos que também fazem as mesmas consultas, o que acaba sobrepondo o App oficial, e como esses aplicativos alternativos realmente funcionam, as pessoas que baixam esses aplicativos não oficiais acabam utilizando-o como app definitivo ao invés de baixar o App oficial.

Mas afinal, como um aplicativo não oficial pode obter os dados de um beneficiário do Bolsa Família? Simples, o governo oferece uma API de dados do Portal da Transparência, através dessa API qualquer desenvolvedor de aplicativos pode obter os dados diretamente da base de dados do governo de forma totalmente legal, feito isso esses dados podem ser tratados, organizados e mostrados da forma que o desenvolvedor achar melhor, por um lado isso é importante pois possibilita que as informações sejam dispostas de formas mais intuitivas e claras do que é feito em aplicativos oficiais, por outro lado abre porta para desenvolvedores maliciosos que acabam lucrando de forma ilegal com seus aplicativos.

A CAIXA Econômica recomenda fortemente que os beneficiários do Bolsa Família utilizem apenas os aplicativos oficiais, para evitar não só Apps Adwares mas também vírus que possam roubar seus dados e até mesmo danificar seu smartphone ou PC. Caso você queira baixar o aplicativo oficial do Bolsa Família para Android basta clicar aqui.

Gostou dessa notícia? Então comente e compartilhe ;-)!!! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *